Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/storage/1/7c/e2/saojoaomarcos1/public_html/wp-content/plugins/toolbar-extras/includes/admin/tbex-addons.php on line 96

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/storage/1/7c/e2/saojoaomarcos1/public_html/wp-content/plugins/toolbar-extras/includes/admin/tbex-addons.php on line 97
BLOG 20190723 Colônia de Férias do Parque: cultura, educação e lazer em uma semana inesquecível – Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
English  French  Italian  Portuguese  Spanish
23 de julho de 2019

Colônia de Férias do Parque: cultura, educação e lazer em uma semana inesquecível

A Colônia de Férias do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos promoveu uma semana intensa de atividades divertidas, educativas, culturais e de socialização para 40 alunos do Colégio São José e crianças do bairro Alambari, ambos em Rio Claro, município em que o Parque está inserido. Entre os dias 17 e 21 de julho, os participantes tiveram à disposição uma programação especialmente planejada, abordando temas como meio ambiente e eficiência energética, esportes, cultura e folclore, história de São João Marcos e conhecimentos sobre o patrimônio natural preservado pelo projeto do Parque.

Na manhã do primeiro dia, as crianças integraram uma caminhada ecológica pela Estrada Imperial, com identificação das principais espécies e caça ao tesouro pelo percurso, e participaram de uma oficina de lâmpadas feitas de garrafas PET. A tarde foi bem aproveitada com o plantio de mudas de plantas nativas, dinâmicas ‘Identificando-se com um elemento da natureza’ e jogo ‘Trilha Ecológica’ e campeonato de pedaladas na sala de maquetes.

O segundo dia foi dedicado aos esportes. Os pequenos gastaram bastante energia com corrida revezada pela Estrada Imperial e pique-bandeira e ainda houve a disputa pela Taça São João Marcos de Futebol Infantil, com a participação de quatro times.

Na quarta-feira o foco foi a cultura popular. Teve descida teatralizada pela Estrada Imperial, com intervenções de personagens folclóricos e mais: ciranda no anfiteatro, contação de histórias, oficina de dança e jogos indígenas, como cabo de guerra, arranca mandioca, corrida do saci e peteca.

O penúltimo dia foi recheado de história e poesia. Os guias do Parque e três músicos organizaram o Bloco Carnavalesco Marcossenses Mirins, com a viola e o pandeiro puxando várias marchinhas. Antes do almoço, todo mundo participou de um quiz sobre São João Marcos no anfiteatro. No início da tarde, a agenda incluiu uma atividade didática sobre arqueologia nas ruínas e ainda uma oficina de versos e o Sarau Fagundes Varela.

Como tudo que é bom dura pouco, a Colônia de Férias do Parque chegou ao fim com um dia voltado para as ciências. Os participantes aprenderam sobre a riqueza do patrimônio natural da região e coletaram espécies de plantas na Mata Atlântica para a montagem de um herbário em seguida. À tarde, uma demonstração de vários experimentos químicos despertou a atenção dos nossos ‘jovens cientistas’.

Foram dias mágicos! Agradecemos a todos que participaram!

Confira a galeria de imagens.

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO