English  French  Italian  Portuguese  Spanish
Sons, imagens, história e natureza
1 de novembro de 2022

Sons, imagens, história e natureza

A natureza tem sido fonte de inspiração para muitos músicos. Heitor Villa-Lobos, na música de concerto, e Tom Jobim, na música popular, são dois exemplos da proximidade entre arte e natureza. Ambos buscaram no canto dos pássaros e nas paisagens típicas do Brasil elementos estético-musicais e poéticos importantes para o desenvolvimento de suas obras. Mas na obra de Jobim a natureza exerce protagonismo. O compositor manifestou com frequência seu ativismo em defesa das nossas fauna e flora, sendo reconhecido como importante voz na defesa de nosso patrimônio natural.

No sábado, 29 de outubro, a energia e o talento de dezenas de estudantes da Escola Vocacionada à Música no Ciep-485, de Barra Mansa, encheram o Parque de belas melodias durante o Festival São João Marcos de Música. Foi lindo demais! Na rodada dupla de eventos culturais, destaque também para a Mostra São João Marcos de Cinema, com exibição de documentário e debate.

Pela manhã, houve shows do sexteto de cordas nas ruínas da casa do capitão-mor e do coral embaixo do arco da Igreja Matriz, criando uma atmosfera de encantamento ao unir música, história e natureza em um só cenário. No anfiteatro, o espetáculo continuou com as apresentações dos estudantes de violão, percussão e sopro, sob a orientação dos professores Renata Machado, Saionara Maciel e Giliade Lima. Depois do almoço foi a hora do Jonathan Panta apresentar um repertório inspirado na natureza, com destaque para a obra do compositor Tom Jobim.

Com a presença de convidados da área cultural de Volta Redonda, foi exibido o documentário realizado pelo Parque ‘São João Marcos no Caminho da Independência’, que mostra de maneira crítica o panorama do percurso feito por Dom Pedro em 1822 e destaca a sua passagem pela cidade de São João Marcos a caminho do Grito do Ipiranga. Acompanhado de pipoca, na sequência houve um bate-papo com o produtor cultural Yuri Maia, à frente da MM Studio, produtora parceira do projeto na realização do doc.

No dia 29, comemora-se também o Dia das Flores. Para celebrar a data, lançamos o produto digital ‘Catálogo São João Marcos Arte e Natureza’, que reúne colaborações combinando músicas-temas compostas especialmente para o projeto, com espécies de flores do Parque e a participação de vários artistas. Confira! 

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO