English  French  Italian  Portuguese  Spanish
São João Marcos Arte e Memória
29 de agosto de 2023

São João Marcos Arte e Memória

No dia 16 de setembro, o evento gratuito ‘São João Marcos Arte e Memória’ vai proporcionar aos visitantes a chance de participar de diversas expressões artísticas, além de assistir em primeira mão ao documentário ‘Corrêa Lima: de São João Marcos para o mundo’, a mais nova produção audiovisual do projeto.

Principal atração do dia, o doc conta a história do escultor marcossense José Otávio Corrêa Lima (1878-1974), autor do Monumento ao Almirante Barroso, na Praça Paris, Centro do Rio de Janeiro, e do busto de Feliciano Sodré, na praça homônima da antiga cidade, hoje nosso Parque.

Serão duas sessões para 30 sorteados durante o evento: às 11h45 e 15h. Após cada uma das exibições do média-metragem, haverá bate-papo sobre a obra com a participação dos produtores Zeca Barros e Yuri Maia e da museóloga Rachel Corrêa Lima, bisneta do escultor.

Mas o dia já começa com muito ritmo e movimento para quem participar da oficina de danças de salão com os artistas à frente da EmPar Espaço de Dança Nicholas Lopes e Gabriela Rocha. A aula, às 10h45, é um tributo ao Clube Marcossense, que funcionou onde hoje estão as ruínas da Casa do Capitão Mor.

Em homenagem ao poeta Fagundes Varela (1841-1875), outro ilustre marcossense, a artista da voz e da palavra Gabriele Rocha vai promover uma oficina literária, às 14h, estimulando a criação de versos sobre as memórias das cidades de origem dos participantes.

Como bônus, a intervenção artística, que ocorre às 15h, vai proporcionar para 10 participantes sorteados uma experiência de Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Caixa, um estilo teatral genuinamente brasileiro, e evocar a visita de uma trupe circense à cidade de São João Marcos.

E mais: visita guiada ao Circuito das Ruínas ao meio-dia e troca-troca da moeda social do Parque Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

SERVIÇO
São João Marcos Arte e Memória
16 de setembro, das 10h às 16h
Gratuito



VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO