Translate this website Español Francais English
CONTATO
instagram tripadvisor Facebook youtube
ABERTURA ANEEL Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro ANEEL Light Cidade Viva
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
 
29 de abril de 2019
Trilha 'Caminhos da Costa Verde'
Trilha 'Caminhos da Costa Verde'

Você já reparou nessa pegada amarela indicando caminhos em meio à natureza? Essa é a sinalização padrão do Sistema Brasileiro de Trilhas, uma ferramenta de uso público a serviço da conservação, que objetiva conectar por trilhas as áreas protegidas do Brasil. Pois essa marca chegou à porteira do Parque como antecipação de uma proposta de trilha que pretende ligar o Caminho de Mambucaba com a linha férrea em Angra dos Reis e a Serra do Piloto.

A ideia, ainda em discussão, é implantar um traçado que conecte a parte alta - que liga o Parque Estadual Cunhambebe ao Parque Nacional da Serra da Bocaina - com o litoral chegando a Angra, onde começa a aventura pela Volta da Ilha Grande. O traçado proposto abrange um trecho pelos antigos trilhos de trem que ligam Angra a Lídice (Rio Claro) e ainda um trecho que liga Rio Claro a São João Marcos. A trilha vai se chamar 'Caminhos da Costa Verde'.

As trilhas de longo curso começaram como um aparelho de recreação e geração de renda para a população local por meio do potencial turístico. Com o tempo, começou a se observar que a fauna também utiliza as trilhas. Dessa forma, atualmente, são consideradas também como estratégia de conservação, proporcionando a conectividade de paisagem, ou seja, a fauna consegue migrar entre uma área protegida e outra trazendo, entre outros benefícios, maior variabilidade genética de seus descendentes.

Fonte: Sistema Brasileiro de Trilhas

Relação de postagens

LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO CONTATO
FUNCIONAMENTO: De quarta a sexta, das 10h às 16h / sábados e domingos, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
DESENVOLVIDO POR: Simetria Arte & Comunicação
GESTÃO
ICCV