English  French  Italian  Portuguese  Spanish

A partir de agosto de 2021 reabriremos exclusivamente para público composto de pessoas plenamente imunizadas contra a COVID-19 e interessadas em participar de eventos educativos e culturais organizados pelo Parque. Nesse primeiro momento, receberemos apenas residentes de Rio Claro, município onde o Parque está inserido, e profissionais de saúde e de serviços essenciais acompanhados de familiares residentes no mesmo domicílio.

Esse sistema especial de visitação é temporário e leva em conta diversos aspectos, entre elas: o monitoramento das taxas de contágio e de letalidade por Covid-19 em nossa região e o avanço da vacinação. O número limitado de visitantes por dia assegura as melhores condições de segurança sanitária possíveis ao público, considerando a infraestrutura da sede do Parque e a capacidade de atendimento da nossa equipe. Todo o processo de reabertura do Parque é respaldado por decretos da Prefeitura de Rio Claro e está em alinhamento com patrocinadores e autoridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Para garantir a saúde de todos, contamos com a sua colaboração para uma visita segura e responsável.

ANTES DE MAIS NADA

Informe-se:

Baixe o PDF e esteja ciente das orientações.

Novo Protocolo de reabertura gradual do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
O Parque e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Desde o início do enfrentamento aos desafios impostos pela Covid-19, a gestão do projeto do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em conjunto com seus parceiros estratégicos, manteve como prioridade a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores e visitantes. Respeitando sempre as normas estabelecidas para o combate à pandemia buscamos continuar a cumprir nosso papel social, trabalhando incessantemente para que o Parque continue sendo um lugar de calma, refúgio, reflexão e promoção da saúde física e mental.

Visando reabertura gradual e segura do espaço, foi contratada consultoria de profissional da saúde com experiência em protocolos de biossegurança para eventos e atividades culturais. No bojo desses esforços o protocolo criado em 2020 foi reavaliado com o objetivo de reabrir o Parque com medidas capazes de assegurar ainda mais segurança, com uma comunicação mais efetiva com o usuário e o público em geral e processos de agendamento e monitoramento mais eficientes.

SOBRE A REABERTURA
Nesse primeiro momento, a reabertura será exclusivamente para pessoas plenamente imunizadas.

Os profissionais de saúde poderão visitar o Parque acompanhados de familiares residentes no mesmo domicílio.

A eventual flexibilização do atual protocolo e o agendamento aberto ao público em geral será divulgado no momento oportuno pelos meios de comunicação do Parque.

CORONA VÍRUS
Como será a visita
Calendário

AGENDAMENTO E MONITORAMENTO​

• O agendamento para visita ao Parque deverá obedecer ao protocolo de visitação do momento presente, tanto para os procedimentos de visitação quanto para o público segmentado.
• A produção será treinada para fazer o monitoramento do estado de saúde do visitante.
• Toda equipe do Parque também estará sendo monitorada diariamente.
• Os visitantes deverão responder ao formulário de cadastro para agendamento da visita.
Os agendamentos serão confirmados antecipadamente, permitindo o monitoramento das condições de saúde do visitante até o dia da visita.
• Pessoas que tiveram Covid há menos de 90 dias, que apresentar algum sintoma do Covid durante estes 14 dias de monitoramente ou que tevir tido contado com algum infectado nos últimos 14 dias, não poderá visitar o Parque.
• Em caso de suspeita de contaminação por COVID-19 na equipe, o colaborador ou colaboradora será imediatamente afastado(a) de suas atividades, iniciará período de quarentena, encaminhado(a) ao médico e testado(a). Apenas após o resultado e a liberação médica retornará ao trabalho.

Linha

TRANSLADO

• A produção se compromete a contratar empresa de ônibus que faça e comprove a higienização do veículo para o transporte dos visitantes ou contratar empresa de higienização particular para a higienização dos ônibus, caso a empresa contratada não garanta esse serviço. Os ônibus usados para os translados para o Parque serão higienizados para cada viagem.
• A equipe do Parque quanto os visitantes devem priorizar transporte próprio e o transporte fornecido pelo Parque. O uso de transporte público aumenta o risco de contaminação cruzada.
Tenha sempre os seguintes cuidados:
a) Obedeça o limite de passageiros para cada tipo de transporte;
b) Mantenha sempre o distanciamento seguro;
c) Use máscaras de proteção corretamente o tempo todo;
d) A higienização das mãos com álcool gel 70 ao embarcar e ao desembarcar do transporte.
• No momento do ingresso no ônibus, todos, inclusive motorista e a equipe do Parque, terão a temperatura verificada e por precaução só seguirá para visita quem não apresentar temperatura acima de 37,5°C.

A equipe do Parque está preparada para orientar e garantir que o protocolo seja cumprindo por todos os visitantes

RECEPTIVO DO PARQUE

• Só será autorizada a entrada no Parque de visitantes que tenham seu agendamento confirmado pela produção.
• As informações dadas no formulário serão conferidas pela equipe de produção, que poderá solicitar os documentos necessários para tal conferência.
• O horário e o dia de visitação, confirmados pela produção, deverão ser respeitados. Tendo o visitante que fazer um novo cadastro caso não compareça no dia agendado e aguardar que a produção faça novo contato.
• Todos os visitantes, mesmo que vacinados, deverão usar as máscaras indicadas pelo protocolo, em todas as dependências do Parque.
• Os visitantes deverão obedecer as áreas de distanciamento seguro (pelo menos 2,0m) sinalizadas nas dependências do Parque.

Linha

QUIOSQUE

• O Quiosque São João Marcos estará funcionando, mas com menu limitado.
• Todos os pedidos serão feitos à mesa, não sendo permitida a ida de visitantes ao balcão do quiosque.
• Deverá ser respeitado o distanciamento das mesas e das cadeiras, não podendo o visitantes movê-las de lugar em hipótese nenhuma.
• Deverá ser respeitado o limite de pessoas por mesa estabelecido pela produção.
Os visitantes deverão usar sacos plásticos para guardar as máscaras no momento da alimentação.

Linha

CENTRO DE MEMÓRIA

• Os visitantes deverão obedecer a capacidade total de ocupação dentro do Centro de Memória indicada pela produção.
• Os visitantes deverão obedecer à sinalização de distanciamento seguro (pelo menos 2,0m) fixadas no interior do Centro de Memória.
• Para maior proteção de todos, visitantes e colaboradores, todas as portas do Centro de Memória ficarão abertas. Proporcionando melhor ventilação do ambiente.

Linha

RUÍNAS

• Mesmo nas áreas abertas, como no circuito arqueológico, solicita-se guardar distanciamento de, pelo menos, 2 metros da pessoa mais próxima.
• Devem ser evitadas aglomerações nas ruínas.
• O uso de máscaras será obrigatório a todos, mesmo nos espaços abertos.

Linha

BANHEIROS

Só será permitida 1 pessoa em nossos banheiros por vez;
. Locais como banheiros tendem a ser ambientes com maior risco de contaminação, por isso a limpeza e desinfecção dos banheiros terão cuidados redobrados.
. Os banheiros serão higienizados pelo menos 3 vezes ao dia e ficarão interditados durante a limpeza.

Conheça o Parque Interativo!
saojoaomarcos.com.br/parque-interativo

Orientações Adicionais aos Visitantes

PROTEÇÃO

• Equipamentos de proteção Individuais (EPIs), em especial as máscaras, têm se demostrado fundamentais para diminuir os riscos de contágio e contaminação do novo Coronavírus.
• O uso da máscara será obrigatório em todas as dependências do Parque, mesmo para aqueles já plenamente vacinados.
• Observe as orientações abaixo sobre o uso correto da máscara, também fixadas nas dependências do Parque.

COMO USAR A MÁSCARA CORRETAMENTE

• Cobrindo nariz, boca e queixo.
• Depois de ajustar, higienizar as mãos.
• Evite tocar na máscara enquanto estiver usando.
• Não leve a mão no rosto enquanto estiver de máscara.

• Nariz descoberto.
• Queixo descoberto, podendo vir a expor a boca.

Se sentir algum sintoma da covid-19, fique em casa e procure acompanhamento médico.

HIGIENE

• A higiene pessoal é fundamental para minimizar a exposição ao novo Coronavírus (Covis-19)
• Recomenda-se a frequente higienização das mãos, que pode ser feita com água e sabão, nos sanitários do Parque, ou com álcool gel, que podem ser encontrados gratuitamente nos totens de higienização.
• Observe as orientações abaixo de como lavar as mãos corretamente, também fixadas no banheiro do Parque.

Pense em você e na sua família. Cuide-se.

DISTANCIAMENTO

Embora o uso correto do EPI e a higienização frequente das mãos ajudem a evitar contaminações, esses procedimentos não devem substituir outras estratégias de proteção, como o distanciamento, por exemplo.
• É recomendado o distanciamento mínimo de 2 metros de outra pessoa.
• Os visitantes deverão obedecer as sinalizações de distanciamento seguro e a capacidade total de ocupação dentro dos ambientes fechados do Parque.

IMPORTÂNCIA DO DISTANCIAMENTO

O uso das máscaras é obrigatório nas dependências do Parque.

Endereço

Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br

Funcionamento

Temporariamente fechado.

SITE AMIGO DO SURDO

A equipe do Parque está preparada para orientar e garantir que o protocolo seja cumprindo por todos os visitantes