English  French  Italian  Portuguese  Spanish
29 de abril de 2019

Trilha 'Caminhos da Costa Verde'

Você já reparou nessa pegada amarela indicando caminhos em meio à natureza? Essa é a sinalização padrão do Sistema Brasileiro de Trilhas, uma ferramenta de uso público a serviço da conservação, que objetiva conectar por trilhas as áreas protegidas do Brasil. Pois essa marca chegou à porteira do Parque como antecipação de uma proposta de trilha que pretende ligar o Caminho de Mambucaba com a linha férrea em Angra dos Reis e a Serra do Piloto.

A ideia, ainda em discussão, é implantar um traçado que conecte a parte alta – que liga o Parque Estadual Cunhambebe ao Parque Nacional da Serra da Bocaina – com o litoral chegando a Angra, onde começa a aventura pela Volta da Ilha Grande. O traçado proposto abrange um trecho pelos antigos trilhos de trem que ligam Angra a Lídice (Rio Claro) e ainda um trecho que liga Rio Claro a São João Marcos. A trilha vai se chamar ‘Caminhos da Costa Verde’.

As trilhas de longo curso começaram como um aparelho de recreação e geração de renda para a população local por meio do potencial turístico. Com o tempo, começou a se observar que a fauna também utiliza as trilhas. Dessa forma, atualmente, são consideradas também como estratégia de conservação, proporcionando a conectividade de paisagem, ou seja, a fauna consegue migrar entre uma área protegida e outra trazendo, entre outros benefícios, maior variabilidade genética de seus descendentes.

Fonte: Sistema Brasileiro de Trilhas

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO