English  French  Italian  Portuguese  Spanish

ARQUEOLOGIA

São João Marcos é o primeiro sítio arqueológico urbano do Brasil integralmente resgatado por arqueólogos. Os trabalhos desenvolvidos têm o objetivo de tornar visível a estrutura básica da cidade, tanto as vias de circulação quanto os perímetros (baldrames) de suas edificações, e expor as estruturas da antiga Estrada Imperial nos trechos mais próximos à cidade. Assim, o visitante pode visitar a área percorrendo circuitos delimitados, sem incômodo ou perigo, e sem prejuízo para as ruínas que, até hoje, são cuidadas por meio de manutenção preventiva.

Em 2008, para que se desse início aos trabalhos, foi realizada uma ampla avaliação de todo o local, determinando os pontos para início das escavações. Em paralelo, foi feita uma pesquisa bibliográfica que levantou o máximo de informações já documentadas sobre o sítio e a região onde está situado.

Foi então necessário retirar o material vegetal que cobria completamente a parte urbana e remover uma grande camada de sedimentos que variava de 20 centímetros a quase um metro de espessura. Em alguns locais, as explorações foram de caráter mais aprofundado e revelaram elementos variados como tanques d’água, fornos e galerias de escoamento de águas pluviais.

Toda a terra removida foi peneirada e o material encontrado identificado, etiquetado e armazenado. Os artefatos são testemunhos modestos, mas denotativos do modo de viver na cidade. Somados aos depoimentos de antigos moradores, formaram uma combinação rara em pesquisas arqueológicas que tem ajudado a reconstruir a trajetória da antiga cidade e de sua gente.

Endereço

Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ

Funcionamento

Quarta a sexta - das 10h às 16h
Sábados e domingos - das 9h às 17h

Telefone

(21) 2233•3690