16 de novembro de 2021
A força da mulher
No dia 13 de novembro, foi remontada a nossa exposição ‘Mulheres de São João Marcos’ e, em torno dela, promovemos uma programação que reafirmou a memória da participação feminina na vida da antiga cidade e valorizou o papel de várias mulheres na criação do Parque. O evento reafirmou a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU com os quais o projeto está comprometido.
Estiveram presentes e compartilharam depoimentos Jane Pena da Rocha, filha de Dona Cidinha, ex-moradora de São João Marcos; Mirian Bondim, historiadora da região que acaba de lançar o livro ‘A história de Mangaratiba por seus patrimônios histórico-culturais’ e Ludmila de Assis, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), de Volta Redonda.
Foram entregues declarações de agradecimentos às seguintes homenageadas ou representantes: Mirian Bondim, Jane Pena da Rocha, Iracides Pena da Rocha, Ângela Azevedo Silva (ex-moradora, representada por seu filho José Antônio) e Elvira Augusta Brum Soares.
A apresentação musical ficou a cargo da multitalentosa Dai Landim, que cantou composições de outros autores e também próprias, como Caro Varela, uma ‘conversa direta’ com o poeta Fagundes Varela, obra participante do nosso concurso de música.
VEJA TAMBÉM
Endereço
Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br
Funcionamento
Saiba mais em Visite
Visitas escolares
Design de Estúdio Tiê
Desenvolvimento e manutenção de Simetria Arte e Comunicação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE