13 de abril de 2026
Lançamento do Projeto Educativo Cultural São João Marcos 2026
A sexta-feira, 10 de abril, foi um dia especial que reuniu pessoas interessadas em se conectar com a história e o presente do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, durante o lançamento do Projeto Educativo Cultural São João Marcos 2026.
O encontro começou com um clima acolhedor: cafezinho orgânico passado na hora, ao som da voz e do violão do artista Felipe Melo, e a visita à exposição Espaço Oficina I. Na mostra, estavam reunidos os trabalhos produzidos pelos alunos das Oficinas Arte e Memória ao longo de 2025, formando um mosaico sensível de expressões em bordado, serigrafia, stop motion, cerâmica e estêncil.
A programação seguiu para a Cinegaleria, onde aconteceu a abertura oficial. Após as boas-vindas e um descontraído quiz sobre a história do Parque e da cidade de São João Marcos, foram apresentados os destaques do Projeto Educativo Cultural São João Marcos 2026, seguidos da exibição do filme de lançamento, que apresentou conquistas, os objetivos e metas para o ano, além do calendário cultural.
Confira os eventos culturais do Parque em 2026!
Na sequência, foi realizada uma roda de conversa institucional dedicada ao compartilhamento de estratégias e desafios no fortalecimento das parcerias em torno do projeto cultural. Participaram do encontro Zilma Ferreira, gerente do Instituto Light; Natale Onofre, presidente do Instituto Cultural Cidade Viva; Zeca Barros, gestor-executivo do Parque; Brindisi Biondi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer de Rio Claro; Leonardo Preta, diretor administrativo do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac); Selma Fraiman, arquiteta do DPCN (Inepac); e Pedro Henrique Dias, assistente técnico da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ).
O evento também foi uma oportunidade para conhecer a iniciativa Volta das Águas de Rio Claro, uma trilha de longo curso, circular e multimodal, que conecta todos os distritos do município e tem o Parque como um de seus principais pontos de interesse. O projeto foi apresentado pela diretora da eTrilhas, Paula Rascão.
Agradecemos a presença de representantes de diferentes áreas dos patrocinadores Light e Secec RJ, representantes da Secretaria de Educação do Município de Volta Redonda , parceiros da administração de Rio Claro, agentes culturais da região, profissionais da mídia, além dos alunos do Ciep 486 Professor Luiz Vallejo, de Barra Mansa, e da Escola Municipal Dr. Luiz Ascendino Dantas, do distrito de Macundu, em Rio Claro.
VEJA TAMBÉM
Endereço
Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br
Funcionamento
Saiba mais em Visite
Visitas escolares
Design de Estúdio Tiê
Desenvolvido por Simetria Arte e Comunicação
POLÍTICA DE PRIVACIDADE