English  French  Italian  Portuguese  Spanish
30 de outubro de 2018

Festival São João Marcos: compartilhando conhecimento

O nosso Parque é um projeto educativo e cultural que produz e compartilha conhecimento com variados públicos, inclusive com a comunidade acadêmica. No último sábado, o III Seminário de Memória e História de São João Marcos, parte do Festival São João Marcos, teve lotação máxima! Contamos com 40 alunos do curso de graduação em História do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), em Volta Redonda; 30 alunos de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); um grupo de visitantes organizado pelo Sesc, além de moradores de Rio Claro e municípios vizinhos.

A programação começou com Zeca Barros, gestor do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, falando sobre a importância da história e da memória para o gerenciamento do projeto, seguido de um bate-papo com a historiadora e educadora Tainara Lins, conversando sobre o trabalho de pesquisa para o Programa Educativo Cultural do Parque. Na sequência, o público foi convidado a visitar as ruínas e degustar do almoço do Quiosque São João Marcos.

Na parte da tarde, Heidi Costa apresentou a palestra ‘A criação e representação da memória de uma cidade nos cinco primeiros anos do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos’, baseada na pesquisa para a sua dissertação de mestrado em Memória Social. O dia foi encerrado com uma oficina de brincadeiras antigas. Quem esteve lá aprendeu como jogar, e ensinar para as novas gerações, as brincadeiras de criança ‘Bom barqueiro’, ‘Telefone sem fio’ ou ‘Água e terra’.

Veja mais fotos na Galeria.

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO