English  French  Italian  Portuguese  Spanish
BLOG 20250630 Cine e memória
30 de junho de 2025

Cine e memória

Os espaços de memória são essenciais para a preservação da história, da identidade cultural e do patrimônio coletivo de uma comunidade. Guardam relatos, objetos, imagens e símbolos que ajudam a compreender o passado e a refletir sobre o presente. Ao organizar a V Jornada de Museologia Social – Cine e Memória, realizada no sábado, dia 28 de junho, o Parque promoveu um ambiente de fruição, aprendizado e transformação, onde memórias individuais se conectaram com a memória coletiva.

Na Cinegaleria, a pesquisadora Heidi Costa iniciou o evento conduzindo uma apresentação sobre os aspectos gerais da memória e do que é formada essa complexa função humana como, por exemplo, os vestígios, o esquecimento e a imaginação. A fim de refletir sobre o papel do cinema na salvaguarda e na contínua construção da memória, foram exibidos três documentários produzidos pelo Parque, seguidos de análises de estudantes de História do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), em Volta Redonda: ‘Caminhos de São João Marcos’, com resenhas de Carlos Eduardo e Luiz Felipe; ‘Afromarcossenses – História e legado’, com Bernardo e Heitor Alves e ‘Corrêa Lima: de São João Marcos para o mundo’, com Bruna Souza e Anália Cardoso.

Durante o evento, os participantes puderam deixar registrados em post its memórias individuais, coletivas e territoriais. Na Tenda das Memórias, houve um momento de pura emoção quando os jovens da Escola Estadual Rio Grande do Norte, em Volta Redonda, acompanhados pelo professor Gustavo, compartilharam sentimentos ligados aos objetos pessoais levados para a exposição.

Na programação, houve ainda visita à exposição ‘Cenas da Memória II’, mediada pela artista-residente Mariane Alves, e às ruínas, com o monitor Wagner Zacharias. Agradecemos a participação do grupo de profissionais das áreas de história e museologia, convidados pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO