English  French  Italian  Portuguese  Spanish
4 de dezembro de 2018

Encontro de Empreendedorismo Cultural

O Encontro de Empreendedorismo Cultural, realizado em 29 de novembro, reuniu poder público e sociedade civil acerca de uma discussão sobre os desafios e oportunidades na área da cultura para empreendedores.

Recebemos Diogo Oliveira, coordenador de Economia Criativa do Rio Criativo, um ambiente de inovação que oferece suporte para empreendedores e fortalece redes e iniciativas na área da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; e Marcelo Bravo, Secretário de Cultura de Barra Mansa.

Diogo falou sobre o trabalho de posicionar a cultura e a criatividade como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico sustentável enquanto Bravo fez um contraponto sobre os efeitos práticos desses esforços nos municípios do Vale do Café. Também participaram do evento, as secretárias de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, e de Rio Claro, Cláudia de Souza Rodrigues Elias, além de representantes da Fundação Mario Peixoto, equipamento cultural do município de Mangaratiba.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi considerado um case de sucesso por ser um projeto que gera trabalho e renda numa região que busca meios de fomentar a cadeia produtiva da cultura.

Um grupo de jovens empreendedores participou ainda de uma oficina de empreendedorismo ministrada pelo consultor Igor Lessa, que levou a metodologia Gaia Education, baseada em quatro dimensões do desenvolvimento humano: social, econômica, ecológica e visão de mundo.

O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e já ocorreu em sintonia com o tom da gestão adotado pelo novo governo estadual que rebatizou a SEC de Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Veja mais fotos na Galeria.

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO