English  French  Italian  Portuguese  Spanish
30 de julho de 2020

Novos produtos digitais educativos

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe imensos desafios para alunos e professores. Mas, se com as escolas fechadas alguns obstáculos no acesso à educação pareciam incontornáveis, soluções criativas e o uso da tecnologia vieram ajudar mestres e estudantes nessa jornada. Nós, do Parque, decidimos contribuir com a missão de manter o ensino à distância e reinventamos o nosso Programa Educativo Cultural, ‘virtualizando’ o conteúdo.

Pensando nisso, em agosto, lançaremos dois novos produtos digitais educativos: ‘Tour Educativo Virtual’, explorando em um vídeo de 20 minutos o trajeto percorrido e as informações compartilhadas durante as visitas escolares presenciais, e a ‘Visita Mediada à Distância’ que cumpre o mesmo percurso, mas de maneira coletiva e interativa, usando a plataforma de videoconferência Zoom para conectar os mediadores a várias turmas de alunos. 

O distanciamento social transferiu a sala de aula para dentro das casas e dá para imaginar o quão difícil tem sido essa adaptação dos professores à nova realidade. Pensando nisso, o programa educativo presencial passou para o computador ou celular, oferecendo conteúdos relevantes em formatos atrativos, de forma a auxiliar o trabalho desses educadores“, diz Thaís Zambzickis Pinho, responsável pelo projeto na Light, empresa proprietária do espaço e patrocinadora ao lado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.

Pílulas de Conhecimento

As novas iniciativas somam-se ao ‘Pílulas de Conhecimento’ que, desde maio, distribui conteúdo audiovisual sobre o Parque, organizado em 16 episódios, via plataforma de aprendizagem Google Classroom. O produto foi desenvolvido para ser trabalhado de forma multidisciplinar, abrangendo um leque de conhecimentos e matérias e conta com a participação de alunos de três escolas da região: Colégios Estaduais Fagundes Varela e Rotary, em Rio Claro e Volta Redonda, respectivamente, e o Ciep 493, em Barra Mansa.

A primeira instituição a firmar parceria foi o Colégio Estadual Fagundes Varela, que já contabiliza a participação de 24 turmas, com um total de 568 alunos e seis professores.

A diretora Márcia Rodrigues Nishimura recebeu o convite com otimismo. “Esse período não está sendo fácil, mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de nos recriarmos, descobrindo inúmeras maneiras de multiplicarmos o conhecimento“, diz. A educadora acredita que a experiência será de grande valia no processo de aprendizagem dos jovens, que passarão a ver o Parque com “outros olhos”. “As ‘Pílulas de Conhecimento’ têm o potencial para despertar os alunos para as riquezas de nossa região e a valorização de sua história“, conclui.

O Rotary e o Ciep 493 agora seguem pelo mesmo caminho, com duas turmas, 43 alunos e um professor, e dez turmas, 130 alunos e oito professores, respectivamente.

A linha de produtos digitais educativos do Parque é composta ainda pelas Oficinas Online, Jogos Online, disponíveis em nosso Parque Interativo e Arqueologia Digital, com estreia em setembro de 2020.

VEJA TAMBÉM

SITE AMIGO DO SURDO