4 de março de 2024
Lançamento do projeto educativo-cultural para 2024
O nosso Parque divulgou na sexta-feira, dia 1º de março, o planejamento para 2024: um projeto em sinergia com seu tempo e espaço. “Uma proposta capaz de salvaguardar a memória da antiga cidade com temas e desafios contemporâneos, ressaltando seu papel nos esforços em prol de uma sociedade mais justa, feliz e em convergência com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, explica Zeca Barros, gestor-executivo do Parque. Durante a reunião, foram apresentados os resultados de 2023 e as metas para este ano.
Além de todo o time do projeto cultural, estiveram presentes Natale Onofre e Fernando Portella, respectivamente presidente e presidente do Conselho do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV). Da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, compareceram a secretária Ana Paula da Silva, a diretora geral de Educação, Bruna Ramos, e Mariane Souza, do Núcleo de Apoio de Ensino Fundamental I. Representando a pasta da Cultura, estiveram o subsecretário Dal Oliveira, e do Turismo, os turismólogos Alexandre Oliveira e Fabrini Souza. Da área museológica, compareceram Thatiana Antunes Vieira da Silva, integrante do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ) e Rômulo Morgado, da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
A missão do Parque foi atualizada, passando a ser: “Salvaguardar a história e a memória de São João Marcos, produzindo e compartilhando oportunidades pedagógicas capazes de subsidiar e estimular dinâmicas de construção de conhecimento sobre o tema”. Para refletir essa mudança, em 2024 será trabalhado o conceito ‘Construção de Conhecimento’, reproduzido na marca que acompanhará as peças de comunicação durante o ano.
Na ocasião, foi divulgado o calendário cultural de 2024, que conta com nove eventos gratuitos, entre março e novembro, e lançamento de mais nove produtos digitais da série ‘Artistas do Parque’, disponíveis no site saojoaomarcos.com.br. Está prevista ainda a produção do documentário ‘O Parque – Transformando sonhos em realidade: a história do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos’, contando como foi a criação do espaço, aberto em 2011.
Os eventos terão temáticas e programações variadas: empoderamento feminino, inclusão cultural para pessoas com transtorno do espectro autista, sustentabilidade, população em situação de rua, música, talentos precoces, cultura e ciência, história e memória.
O encontro marcou também a inauguração da exposição ‘Cenas da Memória’ que revisita imagens da antiga cidade de São João Marcos por meio de obras criadas com a técnica estêncil, produzidas pela artista residente, Mariane Alves, e expografia do coordenador pedagógico do Parque, Rodrigo Pajeú. Na recepção aos convidados, Thays Santos, atriz e arte-educadora do Parque, explorou o tema da sustentabilidade em uma intervenção artística.
Em favor da educação e a fim de reforçar ainda mais os laços com o município de Rio Claro, onde o Parque está inserido, foi celebrado um novo acordo entre o ICCV, parceiro da Light na gestão-executiva do projeto, e a Secretaria Municipal de Educação. A ação se desenvolve pelo segundo ano no universo da rede de ensino da cidade. Uma grande novidade são as Oficinas de Arte e Memória, iniciativa que vai oferecer oito encontros com aulas sobre artes cênicas (teatro) e visuais (estêncil) em um novo espaço do Parque a ser inaugurado no Centro de Rio Claro.
Para atiçar todos os sentidos na visita ao Parque em 2024, foram incluídas no cardápio do Quiosque São João Marcos novas opções de pratos como Costela Ribeirão das Lajes, Pasta Mulungu e Frango São João Marcos.
VEJA TAMBÉM
Endereço
Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br
Funcionamento
Saiba mais em Visite
Visitas escolares
Design de Estúdio Tiê
Desenvolvimento e manutenção de Simetria Arte e Comunicação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE