English  French  Italian  Portuguese  Spanish
20251028 BLOG Intercâmbio Cultural
28 de outubro de 2025

Intercâmbio Cultural

A arte tem o poder de aproximar pessoas, territórios e histórias. Com o propósito de promover o diálogo e valorizar a cultura popular, nasceu o Intercâmbio Cultural, uma iniciativa que integrou o projeto de Requalificação da Infraestrutura Elétrica do Pavilhão de São Cristóvão. A ação reuniu artistas da Feira de São Cristóvão e do interior do estado do Rio de Janeiro em evento realizado no Parque, no dia 16 de outubro, evidenciando o papel das manifestações artísticas como instrumento de pertencimento, sustentabilidade e fortalecimento de vínculos culturais.

O projeto de Requalificação da Infraestrutura Elétrica do Pavilhão de São Cristóvão, uma realização da Engenharia Cultural com a coordenação de produção do Instituto Cultural Cidade Viva, é um trabalho de modernização e adequação das instalações elétricas do Pavilhão de São Cristóvão que trouxe mais segurança aos visitantes, artistas e expositores do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, além de incluir o aumento da capacidade de instalações para novas atividades artístico-culturais.

Os repentistas Ednaldo Santos e Miguel Bezerra e a artista-residente do Parque, Mariane Alves, natural do Sertão do Pajeú (PE), apresentaram expressões artísticas e reflexões sobre sustentabilidade, fazendo contato direto com a rica cultura nordestina presente na Feira. Os poetas improvisadores de versos apresentaram uma cantoria inspirada nos motes: ‘São João Marcos um Parque dedicado a manter sempre viva a natureza’ e ‘Um futuro sustentável São João Marcos faz nascer’.

Já a artista visual Mariane Alves desenvolveu o ‘Cordel dos ODS’ interligando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com as atividades do Parque. Os ODS também foram destaque nas bandeiras criadas com a técnica do estêncil, que remete às típicas capas dos folhetos de literatura de cordel.

A ação reafirmou o poder da arte como ponte entre territórios, saberes e identidades. A atividade evidenciou como o diálogo entre artistas da Feira de São Cristóvão e do interior fluminense pode fortalecer vínculos culturais e despertar novas perspectivas sobre sustentabilidade, tradição e pertencimento.

O projeto ‘Requalificação da Infraestrutura Elétrica do Pavilhão de São Cristóvão’ é uma realização da Engenharia Cultural. Tem o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As obras civis estão a cargo da Ellca. Tem ainda a parceria técnica do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e o apoio da Administração da Feira de São Cristóvão e do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

VEJA TAMBÉM

Endereço

Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br

Funcionamento

Saiba mais em Visite

SITE AMIGO DO SURDO