English  French  Italian  Portuguese  Spanish
BLOG Sons sabores e ancestralidade
24 de novembro de 2025

Sons, sabores e ancestralidade

O calendário de eventos culturais do Parque de 2025 foi encerrado neste sábado (22) com muita música, movimento e ancestralidade. Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Festival Sons e Sabores Afromarcossenses reuniu o público em um encontro dedicado à celebração das tradições afro-brasileiras, promovendo o acesso gratuito à cultura, dança, culinária e expressões de memória coletiva.

A remontagem da exposição ‘Afromarcossenses: história e legado’ despertou reflexões sobre a presença e a contribuição da população negra na construção histórica do território do Vale do Café enquanto as apresentações do Jongo Cafezal, de Barra Mansa, e Capoeira Som do Gunga, de mestre Coquinho, mostraram a força dos cantos do corpo e da alma, onde cada batida do tambor e cada giro no chão contam histórias de resistência e liberdade.

Depois da deliciosa feijoada de Mestre Ney, o Quilombo Poético e Literário conduzido pela Cia. Ohana, da atriz, professora e escritora Mônica Melanie, propôs uma roda poética e musical e uma dinâmica de escrita criativa e desenho. No encerramento, todo mundo teve a chance de aprender passos básicos de charme para fazer bonito no próximo baile!

VEJA TAMBÉM

Endereço

Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br

Funcionamento

Saiba mais em Visite

SITE AMIGO DO SURDO